Como diminuir a taxa de rejeição usando ferramentas gratuitas

Tempo de leitura: 5 minutos

Olá pessoal, hoje trago mais uma técnica de blackhat gratuita para ajudar os webmasters a melhorar os números e o posicionamento do seu site. No artigo você vai aprender a diminuir a taxa de rejeição do seu site, e de quebra ainda vai aprender também como aumentar o tempo de permanência dos “usuários” na página.

Para isso, iremos utilizar um programa “gratuito” chamado Traffic Spirit que nada mais é que um gerador de visitas automáticas.

Vamos entender alguns conceitos antes de explicar o método para sabermos onde e quando utilizar essa técnica.

O que é a Taxa de Rejeição?

Segundo o Google Analytics:

Uma rejeição é uma sessão de página única no seu site. No Analytics, uma rejeição é calculada especificamente como uma sessão que aciona apenas um único pedido ao servidor do Analytics, como acontece quando um utilizador abre uma página única do site e, em seguida, sai desta página sem acionar qualquer outro pedido ao servidor do Analytics durante essa sessão.

Ou seja, uma rejeição é quando uma pessoa entra na home (ou qualquer outra página) do seu site e não clica em nenhum link interno, independente do tempo que ela passar.

Já a Taxa de Rejeição é um número que corresponde a divisão do número de rejeições pelo número total de seções.

A Taxa de Rejeição é prejudicial?

Depende muito do seu nicho.

Normalmente para mini sites que tem apenas uma página de vendas, ou página de empresas, é normal ter uma rejeição perto dos 100%. Já para sites de notícias, blogs com muito conteúdo, o ideal é ter uma taxa abaixo de 40% pois estaremos mostrando para o google que nosso site tem uma boa interatividade.

O que é a duração média da sessão?

É uma taxa medida em segundos que é calculada através da divisão da duração total de todas as sessões  pela quantidade total de sessões. Quanto mais tempo um usuário passar no seu site, maior será esse número.

Essa taxa pode ser um dos fatores que ajuda o google a identificar se o seu conteúdo é bom ou não, afinal, se seu conteúdo tiver valor ele vai ser lido até o final, o que requer que o leitor permaneça mais tempo na sua página.

Se sua duração média de sessão estiver muito baixa, e você tiver no seu site um conteúdo que requer um tempo de permanência para ser lido, isso pode ser um indicador que você DEVE melhorar seu artigo pois o google pode não dar mínima importância para ele.

Melhorando esses resultados no analytics

Para isso vamos utilizar o programa Traffic Spirit que pode ser encontrado para download no site oficial. Entretanto, estou disponibilizando para vocês mais abaixo, a versão que eu utilizo, que é a versão mais estável do programa.

Esse simples software irá enviar tráfego inteligente para seu site, você vai indicar quanto tempo vai ter cada sessão, se vai ser ou não visitado outros links internos, de qual região serão seus visitantes e outras configurações que veremos a seguir. Com isso conseguiremos melhorar nossos números no google analytics. Chega de papo vamos para o passo a passo.

Passo 01: Baixar o Software

Acesse a nossa área de Downloads e baixo o Traffic Sporit.

Passo 02: Configurar o Traffic Spirit

Ao receber o e-mail e baixar o software descompacte-o usando a senha 123456.

Siga os passos do vídeo abaixo:

Passo 03: Verificar os resultados no analytics

Logue no analytics e acompanhe os resultados em tempo real. Após alguns minutos obtive esses resultados.

Conforme configuramos no IPTS, estamos recebendo tráfico nacional com alguns cliques internos (nesse caso na página de contato e na página sobre) o que irá fazer diminuir consideravelmente a taxa de rejeição.

Vamos ver o antes e o depois dessas métricas:

Nessa imagem abaixo (22/03/2017, antes de usar o Traffic Spirit) veja que a taxa de rejeição está em 100% e a Duração média da sessão está em 0:00:00

 

 

Dois dias após usar o gerador de visitas vejam como ficaram as métricas do site pelo analytics:

Duração média aumentou consideravelmente, assim como a taxa de rejeição ficou abaixo de 50%.

Cuidados e Ponderações

Fiz essas avaliações em um money site que estou administrando (um projeto secundário para testes).

Manipular esses duas taxas (Rejeição e duração média da sessão) pode te trazer um melhor posicionamento na SERP, entretanto alguns cuidados devem ser tomados para evitar a punição do google.

  • Se você usa adsense esse método é totalmente contra-indicado;
  • Não abuse do uso em sites recém criados (Pode usar, porém com cautela).
  • Se teu site tem poucas visitas diárias, não envie milhares de visitas de uma vez, isso pode chamar atenção do Google
  • Para funcionar, esse software usa recursos da sua máquina para enviar as visitas, por isso ela pode aquecer mais que o normal.

Conclusão

Taxa de Rejeição e Duração média da sessão são métricas fáceis de serem manipuladas com esse software. Utilize com moderação para não voltar a atenção do google para seu site.

Antes de manipular essas variáveis o ideal é ver o que está acontecendo com seu blog e tentar corrigir de outras formas, ou seja, melhorando a navegação, aumentando a linkagem interna ou até mesmo melhorando o seu conteúdo.

Espero que tenham entendido como usar essa ferramenta muito poderosa. Ela pode ser usada para outras funções, basta apenas um pouco de criatividade!

Qualquer duvida deixem nos comentários!

Summary
Review Date
Reviewed Item
Taxa de Rejeição
Author Rating
51star1star1star1star1star

2 Comentários

  1. Adriano

    Muito obrigado por essa dica, seu blog está de Parabéns com essas dicas que não encontramos em qualquer lugar!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *