Como encontrar artigos expirados para seu blog

Tempo de leitura: 4 minutos

Veja se você se encaixa em alguns dos itens abaixo:

  • Tenho um blog de nicho (emagrecimento, SEO, marketing digital …);
  • Tenho algumas PBN’s;
  • Tenho váaaaarias WEB 2.0;

Se você trabalha desenvolvendo sites na internet, provavelmente você tem algum dos três itens acima, ou até mesmo todos. Portanto, você sabe que uma das partes mais “cansativas” é escrever um artigo, por isso, na maioria das vezes contratamos freelancer para fazer tal serviço.

Não que o serviço de freelancer seja caro, se pesquisar bem no Workana você consegue redatores bons e baratos. O que acontece é que muitas vezes precisamos de 10, 15, 20 ou mais artigos para nossos sites, e devido a essa enorme quantidade, terceirizar pode fugir um pouco do orçamento para quem está iniciando.

Quem trabalha com PBN ou WEB 2.0 sabe bem o que eu estou falando. Configurar algum desses requer tempo, paciência e uma quantidade “infinita” de artigos.

Pensando nisso eu resolvi postar essa técnica que eu utilizo para encontrar artigos expirados.

O que é um Artigo Expirado?

Imagine que você é dono de um website sobre o tema de “emagrecimento”. Nesse seu blog você escreve ou contrata redatores para seus vários artigos. Algo aconteceu e esse site não tem mais relevância seu uso, você então resolve não pagar mais a anuidade do domínio…

Temos então um domínio expirado, que dependendo das métricas pode ser usado para uma PBN. O que muitos não se atentam é que dentro desse domínio tinham vários artigos que com o tempo vão ser “desindexado” pelo google.

Essas belezuras estão a deriva, apenas esperando para serem copiados e colados, poupando assim o precioso tempo dos Webmasters (diz-se daqueles que administram sites) rs.

Portanto, um artigo expirado é algum texto que foi escrito em um domínio expirado.

Como Encontrar um Artigo Expirado

Existem duas maneiras que venho utilizando. Uma delas é gratuita, porém 100% manual. Já a outra é paga, utilizando um software chamado Expired Article Hunter que custa $47 dolar. Porém, existe uma versão mais antiga do software que adquiri em um curso de SEO internecional que eu participei. Ela é bem funcional, porém aconselho apenas para uso pessoal.

Vou deixar ela na nossa área de downloads.

Método 01 – Utilizando o Software Expired Article Hunter

É um software simples, bastante intuitivo e se você possuir proxies poderá usa-los, porém não é essencial.

Você vai precisar criar uma conta no Expired Domains, que é uma plataforma gratuita para encontrar dominios expirados.

Vou deixar um vídeo de utilização para entenderem a simplicidade do programa.

Algumas configurações feitas no video:

  • Article Limit: Quantos artigos você quer encontrar (Deixe em 0 para ser ilimitado);
  • Article Save Path: Local onde você vai salvar esses arquivos;
  • Minimum Content: Quantidade minimas de palavras do conteúdos;

Método 02 – Forma manual

Apesar de ser um pouco mais trabalhoso é bastante simples. Aqui você só vai precisar criar uma conta no Expired Domains pois todo o processo é feito através dele. Vou deixar um vídeo de utilização, assim como fiz no tópico anterior.

 

No tutorial, quando escolhi o domínio expirado e entrei no archive.org eu escolhi datas aleatórias para encontrar alguma época que o site tivesse algum artigo.

Cuidados com o Artigo Expirado

Antes de sair copiando e colando os artigos expirados é bom tomar alguns cuidados:

  • Utilize alguma ferramenta para checar plagio, afinal alguém já pode tê-lo copiado. Recomendo a seguinte: http://smallseotools.com/plagiarism-checker/
  • Copie trechos do artigo e cole no buscador do google para verificar se ainda está indexado.
  • Sempre formate o artigo antes de colocar direto no seu site, isso evita erros de português, espaços duplicados, e outros.
  • Sempre que possível leia tudo. Alguns dos artigos podem até mesmo ser usados no seu site principal (se o conteúdo for bom), porém a maioria é para PBN ou WEB 2.0.

Conclusão

A técnica do artigo expirado é pouco difundido no Brasil, tem alguns usuários que utilizam, mas nunca vi tutorial, nem mesmo nos cursos pagos que já fiz. No exterior ela é bastante utilizada, afinal é uma mão na roda para os que trabalham com SEO e precisam de muito conteúdo.

Espero que utilizem a técnica com moderação e criatividade. Qualquer dúvida deixe nos comentários abaixo.

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
Artigo Expirado
Author Rating
51star1star1star1star1star

8 Comentários

  1. Drika

    Até hoje nunca tinha ouvido falar de artigos expirados, já trabalho a pouco mais de um ano com SEO e fiz vários cursos mas nunca recebi dicas como essas suas. Você é produtor de algum curso? Se for eu quero adquirir.
    Você fez eu economizar muito dinheiro com Freelancers, muito obrigada!

    Responder
    1. Ailton

      De fato artigos expirados é pouco comentado aqui no Brasil, eu também não ouvi ninguem falar sobre isso aqui. Sobre o curso estou pretendendo lançar um para o final do ano, muito provavelmente vai ser sobre SEO.

      Responder
  2. Junior Silva

    Parabéns pelo site, de grande valia o conteúdo. Você tem didática. Muito melhor que esses cursos que encontramos por ai.

    Responder
    1. Ailton

      Você baixou a versão indicada, seguiu todos os passos corretamente? Qual a versão do seu Windows?

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *