Tudo sobre SEO

Tempo de leitura: 8 minutos

Você sabia que o SEO pode ser a solução para a decolagem dos seus negócios Online?

Uma das maiores dificuldades dos administradores de um negócio na internet é rentabilizar o seu projeto. Para muitos a parte de criar, configurar e colocar um projeto na internet é fácil, mas quando entra no momento de gerar renda o projeto acaba travando.

O motivo é muito simples: para qualquer projeto decolar é preciso ser visto, afinal, quem não é visto não é lembrado.

É aqui que muitos pecam, desenvolvem projetos perfeitos, cheios de gatilhos mentais, chamativos, conteúdos de altíssima qualidade, mas não conseguem atrair visitantes. E a equação é muito simples: sem visitas, sem ganhos (no visits, no gain).

Muitos se frustram e abandonam o mundo digital, por isso a taxa de pessoas que obtêm sucesso é bem baixa. Já tem outros que acham que o problema está no curso que ele está seguindo e terminam por trocar de curso mais uma vez. Isso pode acarretar um acúmulo de cursos caros e um rumo certo, a falência!

Não estou dizendo que fazer um curso online é errado, pelo contrário, é altamente recomendável fazer um.

O que muitos desses cursos não ensinam é sobre posicionamento/ranqueamento nos motores de busca (SEO), e quando ensinam é apenas de modo superficial, e definitivamente SEO não pode ser tratado assim. Eu costumo dizer que existem dois tipos de empreendedores online: aqueles que desistem (não geram renda) e aqueles que praticam SEO.

TODOS aqueles que já ganharam algum dinheiro online usaram SEO de alguma forma. Sei que estou generalizando e que vai aparecer alguém para discordar, mas isso é a realidade!

Se você nunca ouviu falar sobre esse assunto pode estar meio confuso e se perguntando “o que diabos é SEO?” ou “porque no curso que eu faço nunca falaram sobre a importância disso?”. O que eu estou prestes a te mostrar é um caminho sem volta para o sucesso!

Vejam que eu falei caminho, portanto haverão altos e baixos, atalhos perigosos e locais desconhecidos, cabe a você saber fazer a escolha correta e estar preparado para enfrentar tudo.

Caso você não entenda algum termo usado aqui nesse artigo, deixe um comentário abaixo, e em breve estarei lançando um dicionário de termos.

O que é SEO?

SEO que significa Search Engine Optimization se trata de um conjunto de técnicas usadas para melhor posicionar o seu site nos mecanismos de busca. Com isso atraímos mais visitas orgânicas.

Dominar as primeiras colocações dos motores busca de maneira natural é praticamente IMPOSSÍVEL. Com o SEO esse trabalho ficou bem mais simples.

Com isso aumentamos nossas conversões, número de visitantes, você ganha autoridade no seu nicho e muitos outros benefícios que só quem está no topo consegue.

Vale lembrar que com isso diminuimos a necessidade de investir em anúncios pagos.

Como surgiu o SEO

Existem muitas histórias por trás do surgimento desse termo, até hoje ainda existe uma disputa de patente dessa palavra.

Uma das primeiras aparições do termo, segundo alguns escritores, foi em uma conversa entre um empresário de uma banda e o responsável pelo site, onde o mesmo questionou porque seu site estava na 4° colocação para determinada palavra chave, isso em 1997.

Para entender mais detalhes da história clique aqui.

É importante ressaltar que o surgimento se deu pela necessidade uma melhor colocação nos motores de busca. Desde então muitas técnicas vêm sendo desenvolvidas para obter a tão sonhada 1° posição.

Porém, na medida que as técnicas vêm avançando os motores de busca também vão se atualizando e isso que quem trabalha com SEO tem que estar 100% ligado nessas atualizações.

Motores de buscas x SEO

Uma das maiores fontes de renda dos motores de buscas são os anúncios. As pessoas pagam para aparecer nas primeiras colocações para determinada palavra-chave.

Por exemplo, se você for no Google e digitar “como emagrecer rápido” os primeiros resultados são os anúncios (links patrocinados), logo em seguida é que vem os resultados orgânicos.

Por esse motivo muitos dizem que os buscadores dificultam para os sites ficarem nas primeiras posições e assim terem que investir em anúncios.

Apesar disso, é sabido que qualquer usuário prefere clicar em um resultado orgânico a um pago.

Se o motivo é esse eu não posso afirmar, o que é fato é que o buscador tem que trazer a melhor resposta para as perguntas dos usuários. Se a pessoa busca “como emagrecer rápido”, é dever do buscador trazer os resultados mais relevantes e que vão realmente responder o usuário para deixá-lo satisfeito.

Google e o SEO

Que o Google é o maior motor de busca isso não é segredo algum. Por isso posicionar no topo dele é a principal intenção dos webmasters.

Assim como todo buscador, o Google possui um robô que faz a análise dos sites para posiciona-los de forma automática.

O que muitos não sabem é que para algumas palavras chaves essa análise não é feita por um robô e sim por um funcionário Google. Com isso existem algumas dificuldades de posicionar para essas palavras.

O Google não divulga quais são essas palavras chaves, porém existe uma suspeita que essa análise é feita para os nichos mais concorridos.

Existem algumas regras e diretrizes do Google para o posicionamento, seguir essas regras é um dos caminhos. Vou deixar aqui um manual do Google sobre SEO.

 

Tipos ou Fatores SEO

Podemos dividir em dois: o SEO OnPage e o SEO OffPage.

O SEO OnPage trata-se da otimização interna do seu site e do conteúdo escrito nele. São fatores que dependem exclusivamente de você:

  • Conteúdo de qualidade;
  • Quantidade de palavras chave presente no texto;
  • Navegabilidade do site;
  • Site responsivo (Que se adapta a smartphones e tablets);
  • Velocidade do site;

Todos esses são itens são facilmente corrigidos/configurados pelo dono do site. Se for feito um bom trabalho de SEO OnPage, utilizando as técnicas corretas, é possível posicionar para algumas palavras chaves facilmente.

Já o SEO OffPage trata-se da otimização “externa” de seu site. Alguns desses fatores não dependem do dono do site.

  • Fortaleza Social
  • Sinais Sociais
  • Backlinks nofollow
  • Backlinks dofollow

Esses itens fazem total diferença no posicionamento de qualquer site. Infelizmente poucas pessoas dominam essas técnicas da maneira correta. Aqueles que conseguem obtêm excelentes resultados.

Técnicas de SEO OffPage

No que diz respeito as técnicas utilizadas, podemos subdividir em 03 tipos bastante discutidas.

  • WhiteHat: São técnicas que estão 100% em acordo com as diretrizes dos motores de busca, são consideradas as “boas práticas”. Trata-se de um processo de ranquemento mais lento. Poucos os usuários que ficam só com essas técnicas, justamente pela demora para posicionar alguma palavra-chave;
  • BlackHat: As técnicas usadas aqui são para “burlar” o robô dos buscadores. Com isso você consegue um posicionamento bem mais rápido, se comparado com o anterior. Isso acontece através de programas que automatizam todo o processo de criação dos backlinks. É bom deixar claro que essa técnica não é ilegal! Entretanto, só as use se realmente dominar, qualquer erro aqui pode levar seu trabalho por agua abaixo!
  • GreyHat: É uma mistura das duas técnicas anteriores. A maioria que trabalha com SEO acaba se enquadrando nesse grupo. Mesmo sem saber, muitos utilizam técnicas leves de BlackHat, o que os trazem para esse grupo. Aqui você consegue posicionar relativamente rápido.

Cada um desses segmentos possui técnicas específicas e bem diferentes umas das outras. É bom deixar bem claro que não existe técnica certa ou errada, você terá que escolher aquela que melhor se adapta ao seu projeto.

Cuidados a serem tomados

Um cuidado crucial é estar sempre atento as atualizações dos motores de busca, elas que dão o rumo do nosso trabalho. Portanto participe de cursos, hangouts, palestras, eventos, enfim, tudo aquilo relacionado a SEO.

Cautela é necessário em tudo na vida, aqui não é diferente. Você vai estar entrando em uma área totalmente desconhecida. Tente ser o mais natural possível, os motores de busca não gostam de nada forçado. Procure também não chamar a atenção deles, como por exemplo, backlinks muito poderosos apontando para sites que tem menos de uma semana.

Esses cuidados você vai aprendendo no decorrer da sua jornada!

Conclusão

Como vocês devem ter percebido, o mundo do SEO, até então desconhecido por muitos, pode te levar a resultados extraordinários se feito da maneira correta.

Seu projeto passará a ter visitantes qualificados, ou seja, aqueles que estão procurando algo que tem no seu site, com isso suas chances de conversão (rentabilizar) crescem bastante!

O SEO tem ganhado força no Brasil nos últimos anos, porém ainda está muito longe de alcançar seu ápice.

Para aqueles que estão interessados e querem se aprofundar um pouco mais no assunto, o recomendado é fazer algum curso, até mesmo para ter um caminho a seguir. Existem alguns Cursos Online que eu já fiz e gostei muito, principalmente pela didática e pelos resultados obtidos. (Em Breve Review Completo).

Semanalmente estou lançando conteúdos gratuitos aqui no Blog sobre esse tema, fique atento!

Se gostou compartilhe com seus amigos nas redes sociais! Qualquer dúvida deixe um comentário!

Summary
Review Date
Reviewed Item
Sobre SEO
Author Rating
51star1star1star1star1star

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *